"When there's Magic in the Music ..."

terça-feira, novembro 14, 2006

"Menino Azul" - 1

Nascido em 1950 em Nova Iorque, com o nome de Louis Grammatico, Lou Gramm passou por bandas relativamente desconhecidas como os Black Sheep com o seu amigo Bruce Turgon, até ser convidado para ser vocalista dos Foreigner em 1975. Ao serviço dos Foreigner, passou a ser uma voz conhecida e reconhecida, ao figurar em vários exitos como "Cold As Ice" (1977), "Dirty White Boy" (1979), "Wainting For A Girl Like You" (1981), "Juke Box Hero" (1982), ou "I Don't Want to Live Without You" (1988). O seu momento mais alto (e também dos Foreigner) foi no entanto o mega-hiper-ultra sucesso "I Want To Know What Love Is" (1984), onde ele claramente demonstra todas as suas capacidades vocais. Divergências com o guitarrista Mick Jones sobre a direcção musical dos Foreigner, levaram-no a abandonar a banda no final da década de 80. Pelo meio ainda teve tempo para gravar dois albuns a solo, "Ready Or Not" (1987) e "Long Hard Look" (1989), que tiveram um sucesso considerável, coisa rara para albuns a solo de vocalistas de bandas de Hard Rock.
É também de assinalar o número invulgarmente elevado de temas que fazem referência à cor azul - o que nos leva ao assunto do post em concreto: no seu primeiro album a solo, Lou Gramm teve um êxito estrondoso com "Midnight Blue". O tema, composto por Lou Gramm e pelo seu velho amigo Bruce Turgon (que também assegura o baixo e as guitarras ritmo), é impelido pelo "driving bass" de Turgon, e possui uma passagem que tenta (e eu diria que consegue) resumir a vida: "I remember what my father said / He said 'Son, life is simple / It's either cherry red or... / Midnight Blue...'".
Este tema possui ainda - cortesia do "mano" Ben Gramm - o que eu arrisco considerar como o MELHOR "break" de bateria da história da música, que começa ao minuto 2:50 - quem discordar, faça favor de submeter alternativas. B-)

Mais para o final da semana, novo "tema azul".

1 Comments:

Blogger Ana said...

Confesso que a minha favorita é mesmo "I Want To Know What Love Is" : )

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home