"When there's Magic in the Music ..."

domingo, novembro 12, 2006

Funk ...

Não consigo explicar esta minha apetência pelo verdadeiro Funk ... ou pelo som Disco dos anos 70. Os meus pais nunca foram grandes adeptos e na altura (finais de '70, inícios de '80) eu era demasiado pequeno para sequer distinguir entre tipos de música, ou mesmo para a procurar. Assim, acho que a culpa será de alguma vez que eu tenha ouvido de fugida um tema de Funk na rádio na minha infância, e que esse tema tenha ficado gravado a laser no meu cérebro.
Mais esquisito ainda é o facto de a onda Funk Rock que, supostamente, alia duas correntes do meu agrado, ser para mim um género menor e que me merece pouca atenção ...

Talvez a atracção advenha mesmo da questão técnica: o Funk assenta em poderosos "walking parterns" de baixo, e pelos ritmos Funky de guitarra, onde, curiosamente, as notas não tocadas são mesmo mais importantes que as tocadas ... e aos quais eu não consigo ficar indiferente ...
Assim, sempre que tenho chance de ouvir ao vivo bom Funk faço questão de ir ...

Por isso mesmo, ontem voltei a ir ao Disco Fever. Menos gente que no ano passado ... o que não se compreende até porque quanto a mim o line-up era inclusivé mais forte. De qualquer modo, a noite começou com uma banda Portuguesa - Tribo - que interpretou um conjunto de covers do Stevie Wonder. Nada de espectacular, com excepção da vocalista com um vestido azul ... B-)

De seguida, uma nova banda de covers mas com a presença de duas das ex-vocalistas dos CHIC: Norma Jean e Luci Martin. Fizeram um medley de hits Disco, entre os quais, o "Le Freak" dos CHIC. Razoavelzinho ...

No intervalo entre os CHIC e os cabeça de cartaz, 5 tipos fizeram uma exibição de Break Dance mesmo ao meu lado ... tenho que admitir que já lá vão uns aninhos desde que vi Break pela última vez ...

A encerrar, os Kool & The Gang - a verdadeira boys band - pois não só os 8 elementos "da frente" cantam e dançam, como também tocam instrumentos musicais. Passaram pelos seus êxitos todos como "Celebration", "Hollywood Swinging", "Get Down On It", "Cherish" ou mesmo "Fresh". Muito Bom!

Durante os três concertos passei grande parte do tempo a "micar" os guitarristas para ver se "sacava" os riffs de guitarra mas sem grande sucesso ... tenho MESMO que ver se consigo arranjar algumas lições de Funk ...

PS - Os 49ers voltaram a ganhar!