"When there's Magic in the Music ..."

domingo, novembro 05, 2006

The Catch ...

10 de Janeiro de 1982 ... Candlestick Park, San Francisco ... final da conferência NFC entre os Dallas Cowboys e os 49ers, equipas com historial recente bastante diferente: os Cowboys vindos de uma década de 70 em que ganharam 2 Superbowls e em que se tornaram uma equipa temida, e os 49ers com 3 derrotas consecutivas nos playoffs para os Cowboys ('70, '71, e '72) e 7 épocas em que perderam mais jogos do que ganharam.
Em desvantagem no marcador (21-27), Joe "Cool" Montana pega nos seus 49ers e leva-os até à linha das 6 jardas a 58 segundos do final. Na jogada seguinte, Montana recebe o snap, corre para a sua direita e com 3 defesas dos Cowboys na peugada, Montana faz um passe alto para o fundo da end-zone onde Dwight Clark salta e agarra a bola com a ponta dos dedos como se fosse uma vida a escapar-lhe por entre a mãos ... as palavras ecoam: "Caught by Clark! Touchdown Forty-Niners!"

Os 49ers embalam então para uma vitória nesse jogo, uma vitória no Superbowl desse ano, uma década e meia de domínio da NFL, com mais 4 Superbowls de permeio, e um conjunto de jogadores no Hall Of Fame, com incidência no Joe "Cool".

Ontem, quase 25 anos depois, no intervalo do jogo entre os 49ers e os Vikings, Joe Montana e Dwight Clark recriaram o momento mágico que para sempre será conhecido apenas como "The Catch". Ontem, tal como há 25 anos, os 49ers ganharam ... mas infelizmente não convenceram. Não se vislumbra uma década e meia de domínio pela frente ... mas verdade seja dita, ainda só vamos no terceiro ano consecutivo (quarto com o actual) com mais derrotas do que vitórias ...

A forma como Montana jogava foi descrita na perfeição numa crónica que um dia li numa Sports Illustrated - "effortless grace". Para quem tiver curiosidade, "The Catch" começa ao segundo 49 deste pequeno filme sobre a sua entrada no Hall Of Fame.



PS-Hoje decidi-me a finalmente fazer sair uns posts que andavam aqui a "marinar" há alguns dias ... B-)