"When there's Magic in the Music ..."

quarta-feira, junho 27, 2007

DINOSSAUROS ...

Esta segunda-feira estava a sair de uma reunião por volta das 7 da tarde, quando recebi uma chamada de um amigo: "Queres vir ver os Rolling Stones? Tenho bilhetes!".

Ora muito bem, cumpre-me desde já dizer que apesar de compreender e de aceitar o lugar de destaque que os Rolling Stones ocupam na história da música em geral e do Rock em particular, nunca fui grande adepto deles. Porquê? Acho que no fundo tudo se resume a uma coisa - som ranhoso de guitarra. Uma coisa é perceber aquele som em 1960, quando só havia combos Fender com aquele som, outra coisa é décadas e décadas agarradas aquele som com outras opções à mão. "É o som deles" definem os puristas, e como compreendo, opto por não os ouvir muito. Prova disso mesmo, é que nem sequer tinha planeado ir ...

Após 5 minutos de argumentos, e sabendo desde logo que não se iria chegar a tempo de ver a banda de abertura (quem?), acedi ir - quanto mais não fosse por uma noite sem ter que estudar para a Tese, e pela possibilidade de eventualmente "estragar" o relvado da "lagartagem".

Chegado ao WC por volta das 21H00, tive um problema com a validação do bilhete no torniquete - o Steward apressou-se a explicar a forma correcta de validar o bilhete, ao que eu respondi "Ó amigo, não vale a pena explicar - eu sou 'vermelho' e não planeio vir cá muitas vezes"... B-)


Entrado no WC, deparo-me com esta vista ...

e saíu logo a piada fácil #1 da noite - "Hmmm ... pá, os tipos são velhotes, vêm mal, vai estar pouca luz, e com estas cadeiras todas às cores eles vão ficar convencidos que o estádio estava esgotado!".

Ao fim de 10 minutos de espera, gastos na conversa e a fazer 2 buracos no relvado, lá começou o espectáculo.

Pontos dignos de registo:

*a atitude, a energia e a pose do Mick Jagger - sempre em movimento de um lado para o outro, e uma pose de bravado que de nota mesmo até quando entre músicas ele se desloca até aos bastidores - um animal de palco ...


*a minha distância ao palco não me permitiu distinguir com clareza (nem no ecrã gigante) os cabos, mas acredito que havia algum suporte artificial para manter um tipo com um bigodinho que lhe dava um aspecto de "avôzinho janado" de pé ... a meio do concerto esse "avôzinho" ficou sozinho em palco a tentar equilibrar-se - o que provocou uma risada geral - e depois tentou cantar dois temas. Entre isto, o som ranhoso de guitarra e as "pregadas", mais valia terem deixado o "avôzinho" em casa ...



*Piada fácil #4876274 (foi uma noite de piadas fáceis) - a meio de um tema passaram no ecrã um imagens de um video-clip dos Stones (suponho eu pela indumentária) da década de '70: "Eia! O baterista na década de '70 já era velho! Quantos anos terá agora?"

*Em termos de reportório, os Stones tocaram poucos hits. Apesar de não conhecer profundamente o reportório deles, falharam para mim pelo menos dois temas que deveriam ter sido tocados, nomeadamente aquele que para mim é um dos 3 melhores temas dos Stones - "Harlem Shuffle" - e o "Angie".

*Quando a parte musical deixa algo a desejar, o que é que se faz para "entreter o povo"? Muita mobília em palco, vários músicos adicionais, luzes, vídeo, e outros malabarismos, como uma boca gigante insuflável que não esteve insuflada mais do que 2 minutos!!!


E, após uns foguetes (convém para entreter o povo), assim acabou ...


Já posso dizer que vi Dinossauros! B-)

Etiquetas: